segunda-feira, 28 de maio de 2012

Ironias pelo Alfabeto...

Em toda a sua trajetória de vida a qual permitiu-lhe ter um acesso à leitura e a manchetes jornalísticas, certamente você já ouviu ou leu algo do tipo "o povo da região X é super educado". Se sim, este servo também.
O que leva essa dissertação à um patamar discursório, são os motivos, que geralmente vem à seguir da afirmação. O que para este servo não faz sentido, mas que certamente deve ser uma lei bíblíca para uns explicarem tal comportamento. Como por exemplo: "AH, é que aquela região foi fundada por Umpalumpas e que sua colônia vinda da Lumpalândia, se instaurou lá."

Por quê não faz sentido? Primeiro, educação é uma condição humana, não provém de uma região... Seja Europa, Ásia, África, América do Sul, Central, do Norte, Oceania, Antártida...

Segundo - por mais que hoje em dia seja rara a prática da cortesia, a educação não é motivo de orgulho, pelo menos, não deveria ser; educação é um dever social, e não deveria ser encarada como uma virtude. Embora hoje infelizmente seja.

Terceiro - por mais que a imprensa local tente 'esconder debaixo do tapete' (o clássico ciclo do capitalismo: uma 'boa imagem' gera turismo, que gera dinheiro... Venda de produtos locais, etc) sabemos muito bem que certas regiões tem uma tendência à uma quase-xenofobia, um bairrismo preconceituoso, tendo aversão à tudo que vem de fora da incrível zona T.

Quarto - percebeu a ironia? Percebe o paradoxo quando existem as palavras "Povo educado", "Povo preconceituoso"? Pois é. Como pode alguém se considerar educado e ser preconceituoso ao mesmo tempo? No mundo onde esta mente habita, isso se chama hipocrisia; estamos tão mal-acostumados à acharmos que educação é virtude, que nos tornamos orgulhosos de sermos educados, esse orgulho gera arrogância, pois não é uma educação legítima. E acreditem, os ditos cujos se orgulham de serem hipócritas, sem nem mesmo perceber. O que na condição humana, é lamentável. "Sou assim porque vim da vogal O"

Quinto - Segundo a Wikipédia, e pesquisadores peritos na área, o bairrismo é comparado ao complexo de inferioridade (o que torna tudo mais irônico ainda) veja a matéria NESTE LINK

Sexto - Pois bem, o que eles não sabem, é que a idéia de bairrismo foi identificado desde meados do século XIX (período antes da suada e aguerrida INDEPENDÊNCIA DO ALFABETO ), este artifício bairrista, foi desenvolvido e envolveu políticos que pretendiam alçar à condição de estadistas, elevando-se acima dos meros interesses regionais.   (LEGAL HEIN?)

Sétimo - Mais uma ironia triste e lamentável: Através de décadas, os orgulhosos educados preconceituosos, têm sido vítimas da ganância dos políticos, sem mais uma vez: nem mesmo perceber. Tendo em vista que BAIRRISMO E PATRIOTISMO são completamente diferentes.

Oitavo - O que claro, não implica a condição da generalização. Nem todos estão nestes patamares  há uso da coerência e inteligência por parte de uma razoável fração. Fração esta, que sim, deve servir de exemplo, para as demais, porque em meio à tantas ironias e paradoxos, não se igualam às peças do xadrez, estas, devem ser admiradas.

Nono - Não estamos aqui para agradar ninguém. O uso das metáforas foi porque realmente há centenas de exemplos no país, infelizmente. Quando houver a oportunidade, e virá, não haverá metáfora. O Lado Negro da Força não precisa disso. E sua mente (o seu bem mais precioso) também não.




FIMU~

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, mostre sua opinião. Fique à vontade. Críticas ou elogios