É visível que o governo brasileiro vêm investido na educação, desde o primário ao universitário; abrindo oportunidades para uma boa parcela da população; o progresso, ainda que precise ser melhorado em termos de organização (vamos considerar, nada começa sempre por cima), está se encaminhando, e como resultado, jovens e adultos, estão investindo no ensino para a formação de um mercado competitivo.
Hoje, vejo um número grande de pessoas frequentando o ensino acadêmico, e isso é ótimo...
Mas... No termo do nosso município, se formos procurar respostas a maioria será: "Estou investindo nos estudos, porque Laje do Muriaé não oferece oportunidades de empregos para áreas de abrangência."
O que de fato é bom, é ruim. Pois certamente muitas dessas pessoas, ao se formarem, irão deixar a cidade (sim, a grande resposta é isso).
O que os jovens de Laje do Muriaé mais encontram, é a falta de emprego, de oportunidades de trabalho; cursos de especialização foram instaurados, mas, para quê?
Sabe-se muito bem que pelo tamanho e proporção, e até pelo conhecimento populacional, as ofertas, já estão pré-estabelecidas para uma certa demanda de pessoas.
Então você, jovem, faz uma FAETEC, forma, mas de qualquer jeito, não encontrará oportunidades por aqui.
Segundo índices, o município tem sofrido déficit da população. Você, que não é idiota, sabe o porquê. É porque não tem emprego.
Não tem oportunidades à não ser comércio. Se você é parente de um comerciante, sorte sua.
As outras diversas áreas já estão ocupadas e restringidas para um seleto grupo social. Algumas, escassas.
Por quê? Porquê Laje do Muriaé não investe na juventude? Porquê falta empregos aos jovens? (que no alto do preconceito, são considerados vagabundos pela população ignorante)?
Não é uma crítica. É a realidade...
Daqui à 10 anos só haverá farmácias, padarias, supermercados, negócios que precisam de um investimento de alto custo e empregos relacionados à hospitais em Laje? Nem mesmo os jovens já formados na área da educação tem oportunidade... Estes, que tem que enfrentar profissionais com 200 mil matrículas em 300 mil lugares.
Isso é mais que um apelo. Construir o futuro não é só construir obras...
A base para o progresso de um município é cuidar da próxima geração. E Laje têm fechado as portas quanto à isso, lamentavelmente.
Seja quem for o responsável, responsáveis... Cuidem, deem oportunidades... É triste formamos grandes médicos, engenheiros, advogados, professores, que não possam ficar aqui.
A visão hoje é de um município estagnado.
E cabe à velha guarda, apedrejar os jovens vagabundos sem emprego (na visão deles, por opção). Pois, o futuro de alguns, que pertencem à certos clãs, já estão garantidos. Mas terão eles talento e inteligência?
Diploma se compra.
Se lerem, encarem isso como uma dica. Se querem realmente o progresso, vão assimilar. O que tiver de ser elogiado, será elogiado.
Eu quero o melhor para este município, e não o melhor para mim.
Não deveria todos pensarem assim?
Não é o que me parece acontecer.
FIMU~
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente, mostre sua opinião. Fique à vontade. Críticas ou elogios